Yogacharya Sri B.K.S. Iyengar (1918 - 2014), o fundador do Iyengar Yoga, é considerado um dos professores de yoga mais influentes do mundo.

Ele praticou e ensinou por mais de 70 anos e foi também autor de vários livros e textos sobre a prática e a filosofia do Yoga.
Viveu em Pune, Índia, onde fundou o Ramamani Memorial Institute (RIMYI), berço do método. Hoje o instituto é dirigido por seu filho Prashant e sua neta Abhijata Iyengar. 

 

Seu legado continua vivo, o genuíno método e o processo de certificação de professores, desenvolvido pela família Iyengar.

"Yoga é para todos"

- B.K.S. Iyengar

“Cada pessoa deve descobrir e atingir a regularidade perseverando na ação, nos pensamentos, nas palavras, e o yoga definitivamente nos guia porque nos tornamos subjetivamente envolvidos em nosso ser.”

- B.K.S. Iyengar

Essa foi a premissa que impulsionou BKS Iyengar na sua jornada. 

Através da prática do yoga podemos chegar a pontos inabitados do nosso corpo; levar inteligência, luz para onde era escuro.  

Os ensinamentos de Guriji Iyengar possibilitou que todos pudessem se valer do yoga para se auto conhecer e se transformar. Ele criou inúmeras maneiras para se caminhar por essa filosofia, respeitando as necessidades individuais, a saúde e o estado emocional do praticante.  

O uso dos props permite que a prática se desenvolva de forma segura, harmoniosa e correta. Além disso, sua utilização nos facilita estudar em profundidade e assimilar a posição desejada através da permanência em casa asana (posturas físicas). 

O método também abrange práticas fluidas, com muita leveza e mobilidade. É a meditação em movimento. Os pranayamas (exercícios de respiração) são introduzidos, aos poucos, ao longo de todo o processo.

O Iyengar Yoga nos encoraja na verdade profunda que a força não vem da força, mas da compreensão sutil do processo de proporção e equilíbrio.

  • Fernanda Vidal
  • Fernanda Vidal

©2018 by A Cup of Coffee.

  • Fernanda Vidal
  • Fernanda Vidal